Páginas Inicial

Centenário Maranhão - MA



No Maranhão o maior incentivador do escotismo foi Olavo Bilac (1865 - 1918), jornalista, poeta e inspetor de ensino, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Para atrair a atenção da população em geral, Bilac desejava que a divulgação do Escotismo no Maranhão fosse feita por intelectuais de renome como o poeta Corrêa de Araujo, despertando o interesse na juventude da época. Contando com o apoio de varias pessoas como poetas, diretores de escolas, professores, políticos e personalidades da sociedade maranhense, que constituíram uma comissão com o objetivo de fundar a Associação Maranhense de Escoteiros (AME), entre estes o Comandante Meireles, o escritor, medico e jornalista Raimundo Clarindo Santiago e o professor Antonio Lopes da Cunha, fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. no dia 20 de maio de 1917, na sede do Fabril Atletic Club, onde foi cedido um espaço para funcionar a Associação, aconteceu a primeira reunião.


CRONOLOGIA:

Decada de 50 - Assume a Região escoteira do Maranhão Ivo Anselmo Hohn, Irmão Marista, nomeado pelo comissario nacional João Fernandes de Brito que esteve no Maranhão fundando Grupos Escoteiros.
1963 - Viajem de trem para Pirapema, Coroatá, Caxias e Teresina para divulgação do Escotismo com o intuito de fundar grupos.
1965 -Centenário do Rio de Janeiro, foi realizado o Jamboree Panamericano. A delegação do Maranhão participou com 30 Escoteiros.
1974 - Participação do I Encontro Internacional de Patrulhas em Santa Catarina.
1976 - O Maranhão participou com um membro do curso interamericano para executivos realizado em Niterói na Escola de Oficiais da Policia Militar. O Comissario Regional do Maranhão Ivo Anselmo, recebeu o certificado do 1º Curso de Insignia de Madeira no Maranhão.
1979 - O Comissario Regional Ivo Anselmo, através do excelentíssimo Governador em exercício Dr. Antonio Jorge Dino, adquiriu através da Secretaria de Ação Social um terreno que hoje é o Campo Escola Escoteiro no município de Paço do Lumiar, e serve para atividades praticas de técnicas escoteiras e educacionais, para jovens ligados ao Movimento Escoteiro, tanto para os escoteiros quanto para as outras instituições que assim o desejarem.

EVENTOS, MUNDIAIS E NACIONAIS COM REPRESENTANTE DO MARANHÃO

1978 - I Jamboree Cone Sul na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul
1999 - 19º Jamboree Mundial no Chile.
2003 - II Jamboree Nacional  - Ceara
2006 -  III Jamboree Nacional - Brasilia
2007 - 21º Jamboree Mundial na Inglaterra - Centenário do Escotismo
2009 - IV Jamboree Nacional - Foz do Iguaçu
2010 - 24º Conferencia Interamericana - Panama
2011 - 39º Conferencia Mundial - Curitiba
2012 - Maranhão sedia o XVIII Congresso Escoteiro Nacional
2013 - 25º Conferencia Interamericana de Escotismo - Argentina
           14º Moot Mundial Escoteiro - Canada
2014 - V Jamboree Nacional - Natal, RN
            40º Conferencia Mundial - Eslovênia
2015 - 23º Jamboree Mundial - Japão

CENTENÁRIO DO ESCOTISMO NO ESTADO DO MARANHÃO

Atualmente o MOVIMENTO ESCOTEIRO é a maior organização de jovens no mundo, com mais de 40 milhões de associados. No brasil somos mais de 90 mil escoteiros e somos reconhecidos como uma instituição de utilidade publica, por lei federal. estadual e municipal, contribuindo com a formação do caráter de jovens de nossa sociedade.

O ano de 2017 é o marco do centenário do Escotismo no Estado do Maranhão e temos a certeza que nestes 100 anos de historia local, milhares e milhares de jovens obtiveram os benefícios da formação escoteira em suas vidas, tornando-se homens e mulheres melhores para a sociedade. Pensando nisso, a Diretoria Regional elaborou um calendário todo especifico para celebrarmos em vários momentos esta data tão especial.

Em Março acontecerá o 1º Congresso Escoteiro Regional o qual congregara o Fórum de Jovens Lideres, oficinas e palestras de capacitação para os adultos voluntários, a Assembleia Ordinária Regional e um coquetel festivo com inicio das festividades do Centenário.

Em abril realizaremos a Semana Escoteira do Centenário na qual serão sugeridas varia atividades para que os Grupos Escoteiros participem com o principal intuito de divulgar o Escotismo no Estado e celebrar o dia Mundial do Escoteiro comemorado no dia 23 de abril.

Dando continuidade, em maio, no dia 20/05, dia do Centenário realizaremos um grande encontro dos Grupos Escoteiros e antigos Escoteiros na 1º Caminhada Escoteira em São Luiz. E em setembro de 07 a 10, sera realizado o acampamento dos 100 anos de Escotismo no Estado.

fonte: Sarah Amaral (Diretora Presidente da UEB/MA)

Conheça mais o Escotismo no Maranhão-MA http://escoteirosdomaranhao.blogspot.com.br/    

Nenhum comentário:

Postar um comentário