Capitulo 3

Orientação Religiosa e ou Espiritual do Escotismo no Brasil “Evolução”

1952 – RTE
Secção 3 Orientação Religiosa
3.1 – O Escotismo é um movimento franqueado a todos os que creem em Deus. Respeita as confissões religiosas, facilitando o seu culto e pratica nas reuniões gerais, acampamentos e ajuris.

1960 a 1992 – POR
Seção 3 Orientação Religiosa
3.1 - O Escotismo é um movimento franqueado a todos os que creem em Deus. A U.E.B. respeita  e estimula a pratica da religião dos seus associados e Grupos Escoteiros, e afirma que nenhum dos seus membros pratica o Escotismo sem cumprir seus deveres para com Deus através de sua própria religião. Inclui e facilita em todos os programas de reuniões gerais, acampamentos e ajuris, o culto e pratica das confissões religiosas dos participantes.

1995 a 2004 – POR
Capitulo 3 Da Orientação Espiritual
2004 – Regra 021 Pratica Religiosa
O Escotismo é um movimento franqueado a todos os que creem em Deus. A U.E.B. respeita  e estimula a pratica da religião dos seus associados e Grupos Escoteiros, e incentiva  a todos os seus membros a praticar ou buscar uma religião. Incentiva e facilita para que os programas de atividades escoteiras proporcionem o culto e a pratica das confissões religiosas dos participantes.

2006 – POR
Capitulo 3 Da Orientação Espiritual
Regra 021 – Pratica Religiosa
A U.E.B. respeita  e estimula a pratica da religião dos seus participantes e Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), e incentiva  a todos os seus membros a praticar ou buscar uma religião. Incentiva e facilita para que os programas de atividades escoteiras proporcionem o culto e a pratica das confissões religiosas dos participantes.


2008 – POR
Capitulo 3 Da Orientação Espiritual
Regra 021 – Pratica Religiosa

A U.E.B. respeita  e estimula a pratica da religião dos seus participantes e Unidades Escoteiras Locais (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas), e incentiva  a todos os seus membros a praticar ou buscar uma religião. Incentiva e facilita para que os programas de atividades escoteiras proporcionem a pratica das confissões religiosas dos participantes.

2013 – POR (Atual)
Capitulo 3 Da Orientação Espiritual
Regra 21 Orientação Geral
Podem participar da UEB pessoas de todos os credos, sem qualquer distinção e todos são estimulados a cumprir os preceitos de sua religião ou a buscar um sentido espiritual para sua vida.
Assim, realizam-se atividades de caráter geral que contribuam para o desenvolvimento espiritual, atividades religiosas de diálogo inter-religioso ou ecumênico e atividades religiosas específicas conforme o credo dos participantes. A prática do Escotismo inclui o cumprimento dos deveres para com Deus e cada participante o faz de acordo com os ditames de sua fé. Estimula-se também a prática religiosa de seus membros, promovendo-se atividades religiosas específicas, coordenadas por Escotistas/Dirigentes das respectivas religiões.


Algumas Organizações Religiosas Escoteiras pelo Mundo


CICE  - Confederação Internacional Católica de Escotismo - ICCS International Catholic Conference of Scouting 
Fundado em 1948









CPGS - Conselho de Bandeirantes e Escoteiros Protestantes - The Council of Protestants in Guiding and Scouting







DESMOS – Associação Internacional de Escoteiros Cristãos Ortodoxos - International Link of Orthodox Christian Scouts











IFJS – Fórum internacional de Escoteiros Judeus - International Organizações Forum of Jewish Scouts











IUMS – União internacional de Escoteiros Muçulmanos - International Union of Mulsim Scouts











WBSB – Fraternidade Mundial de Escoteiros Budistas - World Buddhist Scouts Brotherhood










1










WSIRF – Fórum Escoteiro Mundial Inter Religioso

2 comentários: