Páginas Inicial

III Jamboree Mundial

30/07/ a 14/08/1929 foi celebrado III Jamboree Mundial em Arrowe Park na área de Birkenhead juntando cerca de 50.000 participantes de 42 paises ficou conhecido como o Jamboree da Maior Idade.


O jamboree terminou com uma Marcha de Despedida ao Escoteiro-Chefe Mundial. Escoteiros de todas as nações, ombro a ombro em filas de 25 elementos, marcharam com as suas bandeiras e os chapéus na ponta dos bastões numa animação ruidosa. No fim os escoteiros formaram uma grande roda - a "Roda da Amizade" - ao redor de Baden-Powell que começou o discurso final:

«Aqui está o machado da guerra, da inimizade, dos maus sentimentos, que agora enterramos no Arrowe Park» - disse BP, enterrando um machado num barril de setas douradas. E continuou:

«De todos os cantos do mundo vocês viajaram até este grande encontro de fraternidade e irmandade mundial. Hoje envio-vos de Arrowe Park para o mundo, levando o meu símbolo de paz e fraternidade. Cada um de vós é meu embaixador, levando a minha mensagem de amor e fraternidade nas asas do sacrifício e do serviço aos confins do mundo.

Daqui em diante, o símbolo escuteiro da Paz será a Seta Dourada. Levem-na depressa e longe, para que todos os homens possam conhecer a irmandade do Homem.»

Então Baden-Powell enviou quatro setas douradas aos quatro pontos da bússola, e foram passados de mão em mão através das nações do mundo. Caiu um grande silêncio. A sua mensagem final foi dada:

«Quero que todos levem para os vossos países uma boa impressão da Grã-Bretanha e de todos os rapazes que aqui conheceram e das pessoas que tentarem ser boas para convosco.

Claro que qualquer asno pode ver os pontos negativos numa pessoa ou num país, mas um bom escoteiro procurará os aspectos positivos noutras pessoas. Quero que se lembrem dos aspectos positivos em nós e se esqueçam dos negativos. Digam aos vossos amigos nos vossos países todo o bem que puderem sobre nós, para que todos possamos pensar melhor uns dos outros.

Partam daqui como embaixadores da boa vontade e da amizade. Cada um de vós, escoteiros, não importa a idade ou tamanho, pode espalhar boas palavras sobre este país e sobre os que aqui conheceram.

Só posso mais dizer "Adeus a vocês…" Entretanto tentem continuar o vosso trabalho no escotismo. Tentem ser melhores escoteiros do que sempre. Tentem ajudar outros rapazes, especialmente os mais pobres, a virem e a serem felizes, saudáveis e uns cidadãos úteis como vós próprios. E agora, adeus e que Deus vos abençoe a todos.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário